A Áustria e a Eslovênia lançaram um serviço de trem de passageiros entre os dois países. As novas ligações ferroviárias entre Liubliana e a Estação Principal de Graz representam até 12 trens que circulam diariamente em ambos os sentidos. O tempo de viagem mais rápido foi reduzido para 3 horas e 13 minutos. Três dos 12 trens fazem escala adicional em Maribor, na Eslovênia.
A SŽ operará os trens com sua frota existente do modelo Flirt, que oferecem capacidade para 235 passageiros e embarque em piso baixo, ar-condicionado, Wi-Fi e banheiros acessíveis.
A ÖBB descreve as novas conexões como “um desenvolvimento inovador para a mobilidade transfronteiriça e um fortalecimento das relações entre os dois países”.
“Juntamente com o nosso parceiro Caminhos de Ferro Eslovenos, estamos a estabelecer novos padrões no tráfego internacional entre a Áustria e a Eslovénia”, afirma Kurt Bauer, responsável pelo transporte de longa distância e novos negócios ferroviários da ÖBB.
Há ainda planos de introduzir novos horários. “Queremos atingir gradualmente intervalos de uma hora entre Graz e Maribor. A nova oferta ampliada fortalece duas regiões que estão intimamente ligadas econômica e culturalmente”.