Alstom e Metrô de Santiago S.A. apresentam como serão os trens da futura Linha 7, após uma reunião onde foi apresentado um modelo em escala real que foi construído Quebec, no Canadá.
A Linha 7 terá uma extensão aproximada de 25 quilômetros, ligando as comunas de Renca ao noroeste, e Vitacura ao nordeste da capital chilena. haverá integrações com a Linha 1 em Baquedano e Pedro de Valdivia, Linha 2 e Linha 3 em Puente Cal y Canto, Linha 5 em Baquedano e Linha 6 em Isidora Goyenechea. Também será integrada com a futura Linha 9 em Puente Cal y Canto, a partir de 2032. A inauguração desta linha está prevista para 2028.
De acordo com comunicado da fabricante, o encontro contou com a presença do Gerente de Projetos do Metrô de Santiago, Ximena Schultz, que foi recebido nas oficinas da Alstom por Denis Girault, gerente geral da Alstom no Chile e pela equipe responsável pelo modelo.
A empresa francesa diz que as composições serão as “mais modernos da rede” e terão capacidade para 1.250 passageiros, ar-condicionado, portas USB para dispositivos móveis e um inovador sistema de cibersegurança. Além disso, terá condução automática.
“Esses trens são o exemplo das inovações em mobilidade inteligente e sustentável e tecnologia avançada que usamos na Alstom. Nossos trens e sistema de sinalização contribuirão para a qualidade da mobilidade e do transporte em Santiago, oferecendo transporte confiável, seguro e acessível. Além disso, também proporcionarão à cidade uma alternativa eficiente e ecologicamente correta”, afirma Denis Girault.
A rede de Metrô de Santiago é a maior da América Latina.