Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

8 passeios de trem no Estado de São Paulo

A viagem de trem mexe com emoções e nostalgia dos viajantes, e há procura pelos roteiros turísticos em todo o Brasil. No estado de São Paulo, há algumas opções de deslocamento, segundo comunicado da administração estadual.

Trem de Guararema

O serviço é operado pela Regional Sul de Minas da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária na cidade de Guararema. O trem parte da estação central de Guararema, e segue em direção à estação Luís Carlos, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta).

Há ainda um carro panorâmico que possui duas varandas em suas extremidades. Sites com informações.

Trem dos Operários

É feito por um trem composto por Locomotiva Diesel (nº 3036) e Carro de Passageiros (EFS Mafersa – “Superluxo”), em comemoração ao Dia da Mulher. O trem parte da Estação Paula Souza e vai até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, de onde retorna (ida e volta).

Expresso Turístico CPTM

Um dos mais conhecidos pelo paulistano, e bastante concorrido, os trajetos partem da Estação da Luz, no centro de São Paulo, para Jundiaí, Paranapiacaba ou Mogi das Cruzes. Os passeios são feitos em carros (vagões) antigos de 1962 da ABPF com duração de 1h30 de viagem. O trem é uma parceria com a ABPF. Informações e reservas pelo site.

Divulgação

Maria Fumaça de Campinas – Jaguariúna

A bordo de uma locomotiva de 1958, o visitante viaja pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro com destino a Jaguariúna. São seis estações durante o trajeto e, ao chegar ao final, o trem faz uma pausa de 30 a 40 minutos – a viagem tem duração total de 3h30. Informações e reservas no site.

Trem Republicano

Parte das estações de Itu e Salto. A ferrovia, com apenas sete quilômetros de extensão, foi determinante para a escolha de Itu como o local da primeira Convenção Republicana do país. Informações e reservas pelo site.

Trem dos Imigrantes

Operacional na antiga hospedaria localizada no bairro da Mooca, na capital, que recebia os imigrantes que chegavam ao Brasil pelo porto de Santos no fim do século XIX e início do século XX.

O passeio refaz parte do trajeto original a bordo de uma composição tracionada por uma maria fumaça a vapor de 1922. O passeio dura em torno de 25 minutos.

Estrada de Ferro Campos do Jordão

Ferrovia eletrificada que liga as cidades de Pindamonhangaba a Campos do Jordão, sendo utilizada somente para transporte de passageiros, essencialmente em passeios turísticos. Informações e reservas pelos telefones (12) 3663-1531 e (12) 3644-7409.

Bonde Turístico – Campos do Jordão

Trajeto por meio de bondes vermelhos e amarelos, que já se tornaram uma das marcas registradas de Campos do Jordão. Eles saem da estação de Emílio Ribas, atravessam toda a cidade e depois de 25 minutos chegam ao Portal de Campos do Jordão. Informações e reservas pelos telefones (12) 3663-1531 e (12) 3644-7409

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus