Durante audiência pública sobre a Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas e Trevo Central Compartilhado, membros da MRS falaram sobre ações na ferrovia que parte do centro de São Paulo até Rio Grande da Serra. A audiência ocorreu nesta semana no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA
Com a renovação da concessão da empresa que opera trens de carga, haverá segregação do trecho entre Brás e Rio Grande da Serra, com separação dos trilhos para trens de carga e de passageiros. O projeto ainda contempla espaço para um trem de passageiros até Santos, apesar de membros do Governo Estadual sinalizarem que o eixo de transporte poderá correr por outra região.
Estações reformadas
Das quatorze estações do trecho Luz e Rio Grande da Serra, três delas terão que ser reconstruídas, o que na apresentação da MRS consta como “novas estações”. São elas: Mooca, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires. Vale lembrar que Prefeito saladino passou recentemente por obras de acessibilidade.
Já outras três estações terão adequações: Guapituba, Mauá e São Caetano do Sul. Outras 3 terão novos acessos para passageiros: É o caso de Capuava, Utinga e Ipiranga.
Já Brás, Santo André Tamanduateí e Rio Grande da Serra não terão intervenções. No caso de Santo André, há planos por parte da CPTM em revitalizar o espaço.
As intervenções basicamente são para que a via férrea comporte a instalação de um trilho dedicado ao trem de carga e um trem expresso, sem interrupções.
De acordo com membro da MRS, as intervenções estão na fase do projeto conceitual.