A ViaMobilidade informou que recebeu seu 17º trem novo da série 8900. De acordo com a operadora, a composição começará a fase de testes antes de entrar em operação comercial. Do total de 36 trens que devem chegar até o fim do ano, 17 unidades da Série 8900 já estão com a concessionária, sendo que dez delas em operação comercial.
Os trens fazem parte do pacote de investimentos de R$ 4,1 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em contrato válido por 30 anos. Ou seja, os investimentos constam no contrato de concessão da operadora.
De acordo com a operadora, essas unidades são mais leves, já que são feitos de aço inoxidável e com durabilidade prevista de 40 anos. Para o conforto do passageiro, possuem salão contínuo e trazem tecnologias de ponta: ar-condicionado, contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.
Todos as novas composições operam na Linha 9-Esmeralda.