No final de agosto de 2023, o tatuzão norte da Linha 6-Laranja de metrô chegava na futura estação João Paulo I, e seis meses depois a tuneladora chegou na futura estação Itaberaba-Vila Penteado.
De acordo com publicação da Linha Uni nas redes sociais, a futura estação já está com 44,88% das obras concluídas. “Esta será a terceira parada da Linha 6-Laranja de metrô em direção à Estação Brasilândia, localizada na confluência entre as ruas Amaro Domingues, São Leonardo e Diadema. Com 68 metros de profundidade, a escavação neste trecho foi finalizada em 2023, elevando para nove o total de estações com as escavações concluídas”, informou a empresa.
A Tuneladora Norte ainda terá que vencer mais duas estações antes de chegar em seu ponto final: Vila Cardoso e Brasilândia.
Tatuzão sul
A escavação do túnel da Linha 6-Laranja de metrô, em seu trecho sul, chegou a marca de 49% de conclusão, segundo comunicado do Governo do Estado no começo deste mês.
A estação PUC-Cardoso de Almeida foi o quinto ponto de parada do tatuzão. O equipamento avançou aproximadamente 4,6 km, completando 49% das escavações da Linha 6-Laranja rumo à região central.
O grande maquinário começou sua jornada em dezembro de 2021, mas acabou paralisando as atividades após o rompimento de uma rede de esgoto.
O avanço até a estação PUC permitiu 2.149 anéis de concreto utilizados no revestimento do túnel. O tatuzão ainda vai passar por mais cinco futuras estações – a próxima será a FAAP-Pacaembu – até chegar à parada final em São Joaquim.
A previsão do governo estadual é entregar toda a linha 6, entre Brasilândia e São Joaquim, até 2027.