Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Tarcísio cita Linha 14 da CPTM, entre Guarulhos e ABC

O Governador Tarcísio de Freitas, durante visita às obras da futura estação Itaberaba-Vila Penteado de metrô, citou o projeto da Linha 14-Ônix da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

“Hoje já trabalhamos no desenvolvimento do projeto da Linha 14 da CPTM, que vai unir ABC a Guarulhos atravessando toda zona leste de São Paulo, proporcionando mais integração ao sistema”, afirmou o Governador.

A Linha poderá ligar as estações Jardim Irene, em Santo André, passando pela Linha 10 na futura estação ABC, cruzando Itaquera, e depois chegando em Bonsucesso, em Guarulhos, conectando com a Linha 13-Jade.

O novo eixo ferroviário é estudado para operar como trem tradicional, e segundo recente entrevista do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, poderá ser concedida junto com a Linha 10 da CPTM.

“O segundo lote seriam as linhas 10-Turquesa e a 14-Ônix. A 14 não existe, então, incluiria a implantação de 34 ou 35 km de ferrovia entre Santo André e Guarulhos. Isso muda um pouco o perfil dos projetos, porque ao invés de expandirmos a partir de São Paulo, a gente começa a circundar São Paulo. É uma ideia nova, que já estava no planejamento da CPTM e queremos tirar do papel” – afirmou.

Linha 14 reformulada

O eixo de transporte já foi estudado para operar com monotrilho e VLT, mas um slide apresentando pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos,  na 28º Semana de Tecnologia Metroferroviária, mostra uma revisão.

STM

A linha reaparece agora com 39 quilômetros de extensão e 26 trens em operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus