TAV

Rússia anuncia trem bala entre Moscou e São Petersburgo

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou na primeira quinzena de março o lançamento da construção de uma ferrovia de alta velocidade entre Moscou e São Petersburgo, que atravessará seis regiões com uma população de cerca de 30 milhões de habitantes. São cerca de 700 km entre as duas cidades.

“A ferrovia entre Moscou e São Petersburgo se tornará um carro-chefe e um ponto de partida nesse aspecto. Passará por seis regiões da Federação com cerca de 30 milhões de pessoas. Isto representa cerca de 20% de toda a população da Rússia. Em perspectiva, essas rotas dedicadas de alta velocidade também ligarão outras regiões russas e facilitarão o crescimento do turismo e da atividade empresarial”, disse o presidente.

O evento também contou com a presença, na estação de Zelenograd, do prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, do ministro dos Transportes, Vitaly Savelyev, do diretor-geral das Ferrovias Russas (RZD), Oleg Belozerov.

Trata-se do primeiro trem de alta velocidade na Rússia e passará pelas cidades de Moscou e São Petersburgo, Leningrado, Novgorod, Tver e regiões de Moscou. O ambicioso projeto inclui 16 estações ao longo do percurso, sendo quatro estrategicamente localizadas na capital.

A ferrovia de alta velocidade Moscou – São Petersburgo reduzirá o tempo de viagem entre as duas cidades para 2 horas e 15 minutos. “Gostaria de destacar o excelente trabalho que está sendo realizado pelo Governo de Moscou e pelas Ferrovias Russas na construção do Centro de Transporte Central, os Diâmetros Centrais de Moscou, que são parte integrante da nossa ferrovia de alta velocidade Moscou – São Petersburgo”, disse o Disse o Ministro dos Transportes.

As previsões sugerem que, até 2028, os trens da ferrovia de alta velocidade circularão em intervalos de 15 a 20 minutos durante os horários de pico e de 10 a 15 minutos a partir de 2030. Espera-se que a nova linha transporte 23 milhões de passageiros por ano e gerar um aumento maciço no número de turistas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus