Há mais ou menos quinze dias atrás, uma reportagem da Folha de São Paulo mostrou planos do governo paulista em retomar a ligação ferroviária de passageiros entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista. O novo eixo poderá correr pela Linha 9-Esmeralda até o extremo sul, e depois por um novo eixo construído, chegar até Mongaguá, e então atingir Santos e São Vicente pela antiga ferrovia Santos-Juquiá.
Em entrevista ao jornal “A Tribuna“, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), já cogita uma local para uma futura estação na região.
“Temos esse alinhamento com o Governo do Estado, já conversei com o governador Tarcísio. No Parque Valongo, existe a possibilidade de desenvolver uma estação ferroviária, justamente no antigo armazém 1, o que propicia um desvio da linha ferroviária hoje usada exclusivamente para transporte portuário de mercadorias”, afirma.
O projeto, entretanto, ainda não tem previsão de sair do papel. De acordo com nota da Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, “o Trem Intercidades Eixo Sul ainda aguarda qualificação no Programa de Parcerias e
Investimentos (PPI-SP). Somente com a qualificação e contratação dos estudos de viabilidade será possível detalhar o projeto”.