Já imaginou ir da Luz até Osasco, Barueri ou Itapevi, sem precisar trocar de trem em Palmeiras Barra Funda, entre as linhas 7-Rubi e 8-Diamante?
Uma publicação da página SP Sobre Trilhos no Facebook, mostra que existiu uma época onde os trens da antiga Linha Oeste da Fepasa iam até a Estação da Luz. O cenário provavelmente ocorreu na década de 80. A denominação “8-Diamante” só foi dada décadas depois na gestão da CPTM.
Segundo a publicação, cerca de um terço das composições tinham com destino a famosa estação central que faz conexão com o Metrô, e o restante dos trens fazia parada normalmente em Júlio Prestes.
Projeto de túnel entre Luz e Júlio Prestes
No mandato do ex-governador Geraldo Alckmin, entre 2010 e 2014, havia sido prometido um túnel entre as duas estações.
Em 2016, foi aprovado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, a instalação de um túnel de ligação entre as estações Luz e Júlio Prestes. Em meados de 2000, o Governo do Estado lançou o programa “Integração Centro”, onde era previsto um túnel de integração entre as duas paradas centrais.
O projeto, no entanto, não prosperou e atualmente não há prazos para sua execução.