Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Metrô habilita consórcio para implantação da Linha 17-Ouro

O Metrô de São Paulo habilitou o Consórcio Telar Gros Consbem Mobilitex – Linha 17 – Ouro (Telar Engenharia e Comércio S.A. / Gros Engenharia Ltda / Consbem Construções e Comércio Ltda / Mobilitex Tecnologia e Mobilidade Ltda) para a implantação do monotrilho da Linha 17-Ouro.

Em um documento postado no site da operadora, há habilitação de consórcio para “prestação de serviços técnicos
especializados de engenharia para elaboração do projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de telecomunicações para o trecho Aeroporto de Congonhas – Washington luís a Morumbi e pátio Agua Espraiada da linha 17 – Ouro”.

A comissão de licitação e julgamento decidiu convocar o terceiro colocado no certame, para negociação e posterior apresentação da planilha de serviços e preços, com indicação dos quantitativos e dos preços unitários, acompanhada do detalhamento das bonificações e despesas indiretas (BDI) e dos encargos sociais (ES), e os documentos para habilitação.

Retomada das obras

O Governo de São Paulo anunciou a retomada das obras da Linha 17-Ouro setembro de 2023. O Metrô assinou o contrato com a empresa Agis Construção S.A para a execução das obras civis remanescentes de sete estações, da via e do Pátio Água Espraiada, com início previsto para setembro.

Em paralelo, o Metrô segue acompanhando in loco os testes de carga com as primeiras composições que estão sendo produzidas pela BYD na China.

“A retomada das obras é um anúncio importante, mas exige sobriedade. Não é momento para qualquer celebração porque a sociedade aguarda esta entrega há uma década. É tempo de continuarmos adotando as medidas que a legislação exige, por meio de punição a eventuais condutas das empresas que não cumprem seu compromisso com a população, além de dar as condições necessárias para que a obra seja finalizada pela nova contratada. O conturbado histórico desta obra da Linha 17 exige mais trabalho e menos palavras, seguindo a linha do que tem sido orientado pelo Governo do Estado“, afirma Júlio Castiglioni, presidente do Metrô.

A Ordem de Serviço (OS) foi assinada em 11 de setembro. As obras devem durar 18 meses, a partir da primeira ordem de serviço emitida. O prazo de conclusão das obras civis remanescentes é no início do segundo trimestre de 2025. Neste período, e após, prosseguem outros trabalhos de implantação de sistemas e fabricação, fornecimento e testes de trens. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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