A Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –terá seu quadro de horários ampliado no feriado prolongado da Semana Santa.
De acordo com a operadora, durante o período, serão oferecidos 16 passeios de ida e volta entre São João del-Rei e Tiradentes, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Durante as viagens às margens da Serra de São José, que têm um percurso de 12 km de extensão, a Maria Fumaça mais antiga em operação no Brasil corta paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX.
As viagens para Tiradentes poderão ser feitas em três horários (10h, 13h30 e 15h45) tanto na sexta-feira, quanto no sábado. Por sua vez, também entre os dias 29 e 30, as partidas de Tiradentes para São João del-Rei serão às 11h, 14h30 e 16h45. A agenda com os horários estão disponíveis neste site.
Já na quinta-feira e no domingo de Páscoa, os viajantes poderão embarcar em São João del-Rei às 10h e, em Tiradentes, às 11h. A tarifa inteira é de R$ 86 e a meia-entrada é de R$ 43, em cada trajeto. A venda de passagens é feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet.
A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes a partir de 13 anos com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto. Também têm direito a pagar meia tarifa quem mora na cidade de São João del-Rei e entorno, em até 50 quilômetros. Para comprovar o benefício, é preciso apresentar o comprovante de residência em seu nome.