O serviço 710 da CPTM está com os dias contados com a concessão da Linha 7-Rubi e o Trem intercidades. Em fevereiro, o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos venceu o leilão. O grupo é formado pelo Comporte e pela Fabricante de trens chinesa CRRC.
A expetativa é que o atendimento que contempla trens diretos entre Rio Grande da Serra e Jundiaí seja mentido até a chegada da Linha 11-Coral em Barra Funda.
De acordo com a própria CPTM, com o serviço direto, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.
Um balanço da própria operadora ainda de 2021 aponta que a mudança foi bem recebida pelos passageiros. “Também podemos observar uma melhora no tempo de percurso, principalmente no trecho entre Brás e Luz, que pode ser explicada pela extinção da parada prolongada que antigamente era realizada no Brás”, disse Vagner Rodrigues, Gerente Geral de Operação da CPTM.
Quanto a supressão do atendimento, há duas dúvida: qual será o ponto final da Linha 10-Turquesa? Luz ou Brás? Mas um mapa compartilhado no Relatório Integrado 2023 do Metrô, mostra a Linha 10 até a estação Palmeiras Barra Funda:
A segunda dúvida: Qual seria a plataforma de parada da Linha 10, uma vez que a estação em tese não teria mais plataformas disponíveis, já que vai abrigar as Linhas 7, 8, 11 e 13 além do TIC?