Fonte: Metrô de SP
Metrô SP

Linha 22-Marrom (SP-Cotia) passa por estudo de alternativas de tecnologia

O relatório integrado 2023 do Metrô de São Paulo trouxe um panorama sobre a implantação da Linha 22-Marrom do Metrô, um eixo metroviário que terá 29 quilômetros de extensão entre Sumaré – Cotia, e 19 estações. A linha deve ainda atender a Osasco.

Segundo o documento, no ano passado foram iniciadas as atividades para elaboração do anteprojeto de engenharia e do estudo de impacto ambiental. “Esta linha ligará o munícipio de Cotia à estação Sumaré da Linha 2-Verde, passando pelo município de Osasco e pela Cidade Universitária, no Butantã.”

Segundo a operadora, a contratação integrada dos dois estudos tem o objetivo de incorporar os aspectos ambientais à concepção do projeto e antecipar a identificação de riscos. Está na etapa de levantamento de dados, caraterização da área a ser atendida e estudo de alternativas de modo e tecnologia.

Metrô de São Paulo

Foram ainda iniciados os serviços técnicos especializados de engenharia para execução das investigações geológicas e geotécnicas, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas.

Os trabalhos devem subsidiar o anteprojeto de engenharia, seguindo a Lei Federal 13.303/2016 e orientações técnicas do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP.

Revisões

O documento ainda aponta que a partir das lições aprendidas no anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 20-Rosa, que vai ligar São Paulo e o ABC, estão sendo revisadas as instruções de projeto, instruções complementares e demais materiais de referência que basearão a etapa de detalhamento do anteprojeto de engenharia da Linha 22-Marrom em 2025.

O documento cita também que a revisão tem o objetivo de melhorar e aprimorar a qualidade do projeto e no seu processo de desenvolvimento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus