Os governos federal e estadual de São Paulo lançaram nesta quarta-feira, 13 de março de 2024, a consulta pública para implantação do túnel imerso entre Santos e Guarujá.
A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com investimento estimado em R$ 5,8 bilhões. Os recursos são do Governo Federal e Governo de São Paulo, sendo metade de cada ente.
A travessia deve traspor 400 metros embaixo do canal de Santos. Deve abrigar pistas para veículos, pedestres, além de uma nova travessia para o Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT que chegar até o Guarujá.
A obra já é discutida há 97 anos, sem que se tenha tido uma solução antes do anúncio dessa obra. O túnel deve ter 860 metros de extensão e cerca de 80 mil pessoas devem ser beneficiadas, que hoje utilizam as balsas, catraias e barcos entre as duas margens. Cerca de 2 milhões de habitantes serão beneficiados diretamente.
“70 mil toneladas de Co2 serão proibidos de serem emitidos com a construção desse túnel”, disse Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos. Segundo ele, a obra se bancará em cerca de 3 a 4 anos, por meio dos impactos positivos.