Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Governo estuda BRT, VLT ou Aeromóvel entre Viracopos e centro de Campinas

O Governo Federal estuda a ligação do Aeroporto de Viracopos e o centro de Campinas, em uma possível ligação com o Trem Intercidades, que vai ligar a região até São Paulo na estação Barra Funda.

Segundo o site Correio, o Ministério das Cidades estuda qual melhor meio de transporte, entre ônibus elétrico, uma linha de Bus Rapid Transit (BRT), Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) ou aeromóvel.

“O Trem Intercidades, que acompanhei como prefeito de Santa Bárbara d´Oeste e presidente da Região Metropolitana, terá um grande impacto na mobilidade regional e é preciso planejar agora o futuro do transporte e não esperar que o TIC fique pronto”, afirmou o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.

“É preciso aumentar a capilaridade entre Campinas e cidades como Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara d´Oeste e outras. Se a gente não tiver um transporte coletivo para atender os passageiros de ouras cidades, nós vamos ter muito mais carros circulando na região”, argumentou.

A previsão é que o trem intercidades inicie a operação em 2031.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus