A licitação para compra de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo acabou sendo suspensa.
Uma publicação da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo no Diário Oficial nesta segunda-feira, 18 de março de 2024, revela a suspensão por tempo indeterminado da concorrência internacional.
O estado suspendeu a aquisição por conta da necessidade de maior prazo para a análise dos pedidos de esclarecimentos complementares.
Trens sem operador
No final de 2023, o Metrô de São Paulo lançou edital para a compra de 44 novos trens para as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A primeira composição poderá chegar em 2026.
O documento mostra algumas novidades nos novos trens em relação aos que atualmente operam nos eixos de transportes, e talvez a maior diferença seja que os novos comboios estejam prontos para a operação sem condutor.
O edital cita que “na cabeceira dianteira do Carro A deve abrigar um console de condução embutido e com uma
tampa escamoteável e removível, projetada de forma ergonômica e atender à norma UIC 651 OR para operar em pé.”
O CCO vai poder monitorar o operador. “No teto sobre o console deve ser instalado uma câmera, com lente grande angular, e a iluminação focadas na direção do console para que o operador do CCO oriente o atendente, em caso de operação manual.”
A abertura ou tentativas de abertura da tampa escamoteável do console deve ser detectada e enviada ao registrador de eventos, ao CCO e ao TCMS.
A princípio, haverá cabine nos trens, mas o edital mostra que elas poderão ser removidas. “Deve ser previsto no projeto do trem a instalação de um módulo de cabine”, diz um trecho, enquanto o ítem seguinte fala na possibilidade de “remover completamente este módulo sem a necessidade de modificar os acabamentos internos laterais, teto e pisos.”