Divulgação: Metrô Rio
Metrô Rio

Estação Uruguai do Metrô Rio completa 10 anos

Há dez anos, em 15 de março de 2014, uma das mais importantes estações do Metrô Rio era inaugurada: a Uruguai, que fica Tijuca, na Zona Norte.

De acordo com a operadora, desde a inauguração até agora, a estação Uruguai já registrou 58 milhões de embarques. O recorde de embarque diário foi em 20 de abril de 2016, numa quarta-feira, véspera de feriadão, com 31 mil embarques. Atualmente, ela registra uma média de 17 mil embarques por dia útil.

No ano de inauguração da estação Uruguai, entre junho e julho, alguns jogos da Copa do Mundo foram sediados no estádio do Maracanã. À época, o MetrôRio foi o transporte número um dos torcedores que compareceram às partidas do campeonato mundial na cidade. Nos sete dias de jogos no estádio da Zona Norte, foram transportados 682,2 mil torcedores, mais de 70% das pessoas que assistiram aos jogos ou que aproveitaram a estadia na cidade para visitar o estádio ou torcer nas imediações.

A parada tem 300 metros de plataforma e 7 mil metros quadrados de área escavada, foi a 36ª estação inaugurada no sistema metroviário do Rio. Com cinco acessos (Itacuruçá, Uruguai, Dona Delfina, José Higino e Conde de Bonfim), ela está situada na Rua Conde de Bonfim, o que facilita o acesso às principais ruas e bairros importantes da Tijuca, como Maracanã, Grajaú e Andaraí.

A estação terminal faz parte da linha 1, cujo trajeto vai até a estação General Osório/Ipanema, e tem integração com outros meios de transporte. Ela também tem conexão direta com a linha 4, integrando diretamente a Tijuca ao Centro da cidade, Zona Sul e à Barra da Tijuca, sem necessidade de transferência no sistema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus