A Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, deve passar por um processo de restauro. De acordo com a ViaMobilidade, será a primeira vez desde sua conclusão, em 1938. Os trabalhos, executados pela Concrejato, incluem a renovação da fachada, a remoção da passarela metálica do local, além de atividades para restaurar a bilheteria histórica, as paredes, portas e relógios antigos.
O local é tombado por órgãos do Patrimônio Histórico. Por esse motivo, as obras tiveram início após dois anos de processos e liberações do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
O restauro inclui as fachadas frontal e interna. Haverá a remoção da tinta existente e será feita a recomposição de argamassas e elementos decorativos, com posterior aplicação de tinta base mineral apropriada para o tipo de revestimento. Todos os materiais serão restaurados com base nos modelos originais.
A passarela metálica existente na estação será removida, já que não faz parte do projeto original. Além disso, não há mais função para a estrutura na estação, portanto, não haverá prejuízo aos passageiros ou descaracterização do local com a remoção.
“O processo de restauro foi pensado para não interferir na operação e terá início pelo telhado da estação que receberá novas telhas translúcidas, com cobertura em chapa de policarbonato compacto cristal com película protetora em ambas as faces. O material receberá tratamento contra raios ultravioletas e acabamento especial” afirma Adriana Martins, Diretora de Engenharia da CCR Mobilidade.