Divulgação: VLT Carioca
VLT

Engenheira comanda manutenção do VLT Carioca

O setor metroferroviário ainda é predominantemente masculino, mas algumas mulheres têm ocupado o cargo de liderança. É o caso do VLT Carioca, que conta com a Débora Araújo, gerente de manutenção, que conversou com o Via Trolebus nesta semana.

Debora cuida da via permanente e toda a parte civil. Comenda 29 trabalhadores diretos e desde a época que cursava a disciplina de engenharia, já se via em um ambiente masculino.

“Eu já tenho essa vivência desde quando eu decidi fazer engenharia. Na minha turma eram 60 pessoas, tinham cinco mulheres e meu professor falava que era uma turno florida. No ambiente de trabalho, a gente precisa cada dia meio que comprovar, está sempre firmando a nossa posição. Mostrando que a gente é competente.”

A gestora conta ainda que não é fácil entrar em uma área dominada por homens, mas que com o tempo, as mulheres podem tornar o ambiente mais humano.

“Isso vem de uma postura inicial, a relação se torna muito mais fiel. Torna um ambiente onde o homem se despi do machismo e passa a tratar sentimentos.”

Ainda sim, a engenheira diz que há empenho da concessionária em trazer mais mulheres para o setor. “Posso traduzir em ações como vagas afirmativas de mulheres na manutenção, em cargos de liderança, em cargos de base. Que é toda uma formação. Como é que você vai querer uma líder, uma supervisora de manutenção se ela nunca atuou na manutenção? “

Apesar dos desafios, Débora assim como outras mulheres e homens, também foi picada pelo bichinho da ferrovia, e encoraja que outras venham para o setor que transporta milhões por dia.

Primeiro eu diria que esse é um negocio apaixonante. Você fazer parte da vida das pessoas, da mobilidade delas. É uma rotina que nunca é igual”. Débora está há quase 25 anos no setor e já atuou no Metrô Rio.

Confira entrevista completa com ela em nosso canal no YouTube:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus