O Metrofor informou que no primeiro ano de integração com bicicletas, a Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) registrou 8,3 mil embarques com bicicletas. A marca foi registrada entre março de 2023 e março de 2024. Esse número corresponde a 47% de todos os 17,7 mil embarques integrados que a operadora realizou em Fortaleza e cidades vizinhas, desde que o serviço começou a funcionar, em agosto de 2022.
A integração com bicicletas consiste na possibilidade que o passageiro e a passageira têm de embarcar nos trens do Metrofor levando sua bicicleta – nos horários permitidos. Dessa forma, não precisam usar carros, motos ou ônibus para chegar à estação mais próxima de sua casa; e também não precisam de transporte motorizado após desembarcarem em suas estações de destino. O percurso é complementado – na ida e na volta – pela bicicleta.
Das três linhas de transporte sobre trilhos em Fortaleza e cidades vizinhas, as duas maiores – em número de estações e de passageiros – estão de portas abertas para o embarque com bicicleta. A Linha Sul, com 20 estações, inaugurou o serviço em agosto de 2022 e, até o final de fevereiro, somou 9,4 mil embarques integrados, ou 53% do total; e a Linha Nordeste, com 11 estações, somou 8,3 mil – 47% do total. Em breve, a Linha Oeste – que liga Fortaleza a Caucaia – também terá o embarque com bicicleta disponível à população.