Na semana passada, o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, que tem como líder o grupo Comporte, junto com construtores e fabricantes chineses venceram o leilão do Trem Intercidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas. Será o mesmo operador da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. Foi o único concorrente a participar do leilão.
Será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, com composições chegando até 140 km/h. A operação do trem expresso entre Campinas e São Paulo deve envolver algumas peculiaridades como a operação em via singela. A saber:
Operando em via única entre Barra Funda e Jundiaí, o serviço que vai ligar São Paulo até Campinas deve contar com dez desvios para a transposição de composições em diferentes sentidos.
De acordo com o edital de licitação, o serviço expresso circulará em via exclusiva entre a Estação Barra Funda e a Estação Jundiaí. Essa via será singela, ou seja, uma via para os dois sentidos, e com “sidings” em pontos projetados para permitir cruzamentos com os trens em sentido contrário, conforme plano de vias apresentado a seguir:
Sidings é o termo técnico para desvios. O trem que vem no sentido prioritário não vai precisar utilizar os desvios, a medida em que o no sentido oposto terá que desviar para dar passagem. No pico da manhã, por exemplo, o sentido prioritário é quem vem de Campinas para São Paulo. É o que vai garantir os 64 minutos de tempo de viagem. No sentido contrário, o trem que será “desviado” deve percorrer o trecho entre 1h15.
No trecho entre Jundiaí e Campinas, o trem expresso compartilha vias com o Trem InterMetropolitano, serviço parador entre as duas cidades.
Assentos marcados
O edital ainda aponta que o serviço expresso interligará São Paulo a Campinas com parada intermediária em Jundiaí. Portanto efetuará paradas em somente três estações: Barra Funda, Jundiaí e Campinas. Na estação Barra Funda terá controle de acessos à plataforma diferenciados da Linha 7-Rubi, nas estações Jundiaí e Campinas, terá controle de acessos à plataforma diferenciados do Trem InterMetropolitano, já que transportará passageiros somente sentados. Isso significa que os bilhetes de acesso serão agendados com data e hora de embarque, bem como o número do assento no correspondente carro do trem.