Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Deputado quer extensão da Linha 11-Coral da CPTM

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado, se reuniu em fevereiro com o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, para solicitar a reforma das estações de trem Mogi das Cruzes, Estudantes, Braz Cubas e Jundiapeba e, também, a extensão do trem da linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até César de Souza.

De acordo com comunicado, o deputado argumentou que as obras são um sonho antigo da população mogiana e do Alto Tietê, que precisa de um transporte público eficiente, seguro e confortável. “Essas obras são fundamentais para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da nossa gente. Vou batalhar para que elas sejam uma realidade”, afirmou André do Prado.

“O governador Tarcísio de Freitas conhece a necessidade da ampliação da linha em Mogi das Cruzes, com mais uma estação, permitindo melhorar o acesso das pessoas que moram em César de Souza. Essa é uma demanda que defendo junto com o deputado federal Marcio Alvino e que vai beneficiar milhares de mogianos. A extensão do trem até César de Souza vai proporcionar mais conforto, rapidez e economia para a população“, afirmou.

Renato Lobo | Via Trolebus

A CPTM recentemente retomou o projeto de ampliação da ferrovia que parte da Luz e cruza a Zona Leste de São Paulo. A extensão chegou a ser prometida pelo atual governador durante campanha eleitoral. A operadora, em comunicado ainda em 2023, informou que o trecho tem a administração do governo federal.

“A CPTM vai retomar os estudos para verificação da viabilidade técnica e econômica para extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza e implantação da nova estação. Cabe ressaltar que a área para a implantação do novo trecho de via permanente e da nova estação não pertencem à CPTM, mas ao Governo Federal.” – diz nota da CPTM ao Via Trolebus.

Em 2011, a empresa chegou a fazer um relatório técnico para a concretização do projeto orçado, naquele momento, em R$ 37,5 milhões. Seriam acrescidos cerca de 9% no volume de passageiros na Linha 11. Mas o projeto na época acabou saindo dos planos da companhia, por considerar “inviabilidade técnica”.

A estação foi inaugurada em 1893, já pela Central do Brasil. Homenageia João Augusto Cezar de Souza, chefe da 5a divisão da Central em 1890. Deu origem ao bairro com o mesmo nome.

Há ainda planos do Governo Paulista em integrar a extensão na concessão da Linha 11, onde o leilão é previsto para este ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus