A fabricante de trens chinesa CRRC deve fornecer trens de dois andares para cinco países europeus. A CRRC Zhuzhou, uma subsidiária da China Railway Rolling Stock Corp (CRRC), lançou para exportação os primeiros conjuntos de trens de unidades múltiplas elétricas (EMU) de dois andares de sua fábrica na província de Hunan, no centro da China.
A empresa, junto com o grupo Comporte, venceu o leilão do Trem Intercidades eixo norte, que deve ligar São Paulo e Campinas. O edital de licitação consta que a operadora poderá adquirir composições de dois andares, assim como os que estão sendo entregues para a Europa.
Enquanto as sete unidades do Brasil previstas poderão rodar até 140 km/h, os da Europa podem circular a uma velocidade máxima de 200 quilómetros por hora, e serão exportados para a Áustria e utilizados em linhas ferroviárias de cinco países europeus, incluindo Áustria, Alemanha e Hungria.
“Equipados com seis carros e 571 lugares, os múltiplos elétricos têm capacidade para transportar 1.280 passageiros. A capacidade do comboio é 35% superior à de um comboio de dois andares e, assim, alivia as tensões de capacidade nas sobrelotadas ferrovias europeias”, afirma Sun Yongcai, presidente da CRRC.