As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro foram retomadas em 2023, e o governo estadual tem planos de terminar os trabalhos em 2025, para entregar o eixo de transporte de 8,3 km de extensão em 2026.
O empreendimento interligará com a Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade na estação Morumbi, com a Linha 5-Lilás da ViaMobilidade na estação Campo Belo e com o Aeroporto de Congonhas na estação de mesmo nome.
O primeiro trem pode chegar nos próximos meses.
De acordo com o último relatório de empreendimentos do Metrô, datado de fevereiro deste ano, está em andamento a instalação do bandejamento de via. Trata-se de uma estrutura que suporta cabos ao longo da via.
Sobre o Pátio Água Espraiada, está em andamento a execução das vigas guia. Sistemas – instalação do bandejamento da galeria de cabos e execução das bases dos aparelhos de mudança de via (AMVs); ponte rolante para instalação do AMV 11 em montagem.
Já o relatório integrado 2023 informa que no ano passado houve adequação de projeto executivo, tratamento do concreto, fabricação e lançamento de vigas-guia (totalizando 131 vigas), execução da laje do track switch X27 (Aparelho de Mudança de Vias- AMV) e cimbramento, forma e armação da laje do track switch X22; além de concluído remanejamento arbóreo, podas das árvores ao longo da via da Linha 17 – Ouro.
O documento não cita qual a previsão de conclusão do içamento das vigas-guia.