VLT

Bahia contrata empresa para estruturar VLT de Salvador

O governo da Bahia contratou uma empresa para estruturação de implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. A Engenharia e Consultoria Ltda (Eggis) foi contrata por R$ 1,9 milhão,.

A Eggis deve realizar estudos técnico-operacionais para a implantação e operação do meio de transporte de Ilha de São João a Calçada e de Paripe a Piatã.

Obras neste ano

A Bahia tem planos de operar o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT na Região Metropolitana de Salvador até 2028, segundo o jornal “A Tarde“.

A licitação do sistema de transporte foi  publicada em dezembro de 2023. O recebimento das propostas para o projeto está marcado para o próximo dia 12 de março de 2024, enquanto o início das obras estão previstas para julho deste ano.

A previsão do governo do estado é de término completo das obras em agosto de 2028. No entanto, a expectativa é que o primeiro trecho, que atende especificamente ao Subúrbio Ferroviário, esteja em funcionamento já em junho de 2027.

O projeto

O projeto abrange três linhas:

  • Lote 01: Ilha de São João / Calçada: com 16,66 Km de extensão;
  • Lote 02: Paripe / Águas Claras: com 9,20 Km de extensão;
  • Lote 03: Águas Claras / Piatã: com 10,50 Km de extensão..

O primeiro lote da obra, compreendendo o trecho da Ilha de São João à Calçada, abrange 16,6 quilômetros e recebe um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão. As obras incluem a execução de um via permanente, com 17 paradas e uma estação na Calçada, recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João, urbanização com iluminação LED e a implementação do sistema de energia, contemplando subestação primária e retificadoras.

O segundo lote, entre Paripe e Águas Claras, com 9,2 quilômetros, recebe um investimento de R$ 1,2 bilhão. Esse trecho abrange a execução de uma via permanente com oito paradas, urbanização com iluminação LED, praças de convivência, pista de skate, ciclovias, interligação com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e a implementação dos sistemas de energia.

Por fim, o terceiro lote, abrangendo Águas Claras até Piatã, com 10,52 quilômetros, tem um investimento de mais de R$ 878 milhões. As obras incluem via permanente, nove paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias, interligação com o Sistema de Metrô Salvador-Lauro de Freitas e implantação do sistema de energia.

O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais R$ 3,6 bilhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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