Em entrevista ao jornal “O Globo“, o vice-governador Felício Ramuth (PSD) falou a respeito do chamado Trem Intercidades – TIC eixo leste, que vai ligar a capital paulista até o Vale do Paraíba.
Ramuth disse que o novo eixo está em fase inicial de estudos e que uma das possibilidades é que esse trem passe também por cidades do Alto Tietê, como Mogi das Cruzes.
Caso o projeto seja viabilizado por Mogi, os trens de passageiros seguiriam um caminho diferente do que hoje é usado por cargas no trecho Rio-São Paulo. A “saída” rumo ao Rio do trecho paulista compartilhado com a CPTM é na estação Engenheiro Manuel Feio. Já o trecho que passa em Mogi das Cruzes é a partir da estação Estudantes, passando por Guararema.
“Vamos esperar concluir a primeira licitação para começar o processo do trem até São José, mas ele está dentro da nossa carteira de projetos” disse Ramuth, que continua. — Todos os trens serão de média velocidade, entre 140 a 160 quilômetros por hora, e vão se interligar. Vai ser possível sair de São José e ir para Sorocaba, por exemplo. Ou viajar de São José até Campinas.
Trechos prioritários
Apesar da fala do vice-governador, ainda não há prazos para início das obras do eixo ferroviário de passageiros entre São José dos Campos e São Paulo.
O primeiro TIC, em seu eixo norte, a ser viabilizado é entre São Paulo e Campinas, que terá o leilão feito no fim do mês. No ano que vem é esperado o TIC Oeste, entre São Paulo e Sorocaba.
Após o TIC Leste, será a vez do TIC-Sul, entre São Paulo e Baixada Santista.