Alexandre Pisciottano
Trens Urbanos

ViaMobilidade quer sistema automático de trens na Linha 8 em 2024

A ViaMobilidade deve modernizar o sistema de sinalização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, conforme contrato de concessão. De acordo com a operadora, deve ser instalado um novo sistema de supervisão e controle de tráfego (ATS – Automatic Train Supervision) para a Linha 8, assim como a implantação de um sistema ATO (Automatic Train Operation) de via para o trecho de Júlio Prestes a Itapevi.

A operadora promete a funcionalidade ainda em 2024. A tecnologia aumenta os índices de disponibilidade do sistema. Ou seja, respostas mais rápidas que resultam em uma operação com maior estabilidade operacional e regularidade ao passageiro.

O ATO deve fornecer o controle automatizado de aceleração e frenagem, parada automática nas estações e a supervisão das portas dos trens, o que impede a abertura para o lado incorreto. Com estas funções, as composições concluirão suas viagens de forma mais rápida, uma vez que haverá menos intervenção dos operadores.

Já o ATS é o sistema de supervisão e controle dos trens pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que pode operar automaticamente com rotas pré-definidas ou pela operação dos controladores. O sistema consiste em um servidor, computador de alta eficiência e capacidade, que recebe e envia as informações vindas dos servidores de campo para fazer o controle do tráfego de trens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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