A ViaMobilidade deve modernizar o sistema de sinalização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, conforme contrato de concessão. De acordo com a operadora, deve ser instalado um novo sistema de supervisão e controle de tráfego (ATS – Automatic Train Supervision) para a Linha 8, assim como a implantação de um sistema ATO (Automatic Train Operation) de via para o trecho de Júlio Prestes a Itapevi.
A operadora promete a funcionalidade ainda em 2024. A tecnologia aumenta os índices de disponibilidade do sistema. Ou seja, respostas mais rápidas que resultam em uma operação com maior estabilidade operacional e regularidade ao passageiro.
O ATO deve fornecer o controle automatizado de aceleração e frenagem, parada automática nas estações e a supervisão das portas dos trens, o que impede a abertura para o lado incorreto. Com estas funções, as composições concluirão suas viagens de forma mais rápida, uma vez que haverá menos intervenção dos operadores.
Já o ATS é o sistema de supervisão e controle dos trens pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que pode operar automaticamente com rotas pré-definidas ou pela operação dos controladores. O sistema consiste em um servidor, computador de alta eficiência e capacidade, que recebe e envia as informações vindas dos servidores de campo para fazer o controle do tráfego de trens.