O tatuzão da Linha 2-Verde chamado de Cora Coralina, que escava a extensão de Vila Prudente até a Penha, já ultrapassou os 500 metros de túneis da via, de acordo com o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, nas redes sociais.
A tuneladora iniciou os trabalhos em novembro, e deve romper as paredes da futura estação Vila Formosa em março.
O maquinário já coleciona alguns números de escavação. “No atual percurso, a máquina Shield, popularmente chamada de Tatuzão, se aproxima da futura estação Vila Formosa. Ao longo desse meio quilômetro, retirou 61 mil m3 de terra e instalou 2.681 aduelas de concreto, que compõem os 383 anéis que já revestem o túnel.” – escreveu o presidente da operadora.
A ampliação da Linha 2-Verde é uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina na atualidade. O empreendimento compreende oito novas estações e 8 km de via comercial, conectando-se às linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM. Deve, além de atender bairros da Zona Leste, redistribuir os passageiros da malha metroferroviária.
Trecho até Guarulhos
Castiglioni ainda falou sobre o trecho até Guarulhos, a partir da Penha. “Em futuro não tão distante, a Linha 2-Verde irá até Guarulhos – uma inovação, já que o Metrô ainda está restrito à cidade de São Paulo. Com o percurso, será a primeira vez que ele alcançará a região metropolitana.”
Atualmente está em curso a elaboração do projeto executivo. Não há, entretanto, prazos para o início da obra.
O trecho contempla 6,2 km de extensão e mais cinco estações: Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire.