Uma comitiva estadual com representantes de São Paulo está na Europa para apresentar projetos de infraestrutura. De acordo com o Governador Tarcísio de Freitas, o intuito é trazer investimentos estrangeiros para projetos. “Nosso governo tem canais de diálogo não só no Brasil, mas em todo o mundo. A credibilidade de São Paulo tem reconhecimento global. O setor público pode e deve dar passos conjuntos com o capital privado nacional e internacional, principalmente para tirar do papel os grandes projetos que vão mudar a realidade da população com mais desenvolvimento, mais dignidade e mais empregos”, disse Tarcísio.
Entre as metas da atual gestão está o leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, previsto neste mês, além da ligação até Sorocaba, previsto para 2025. Há ainda no radar extensões de linhas de metrô além da controvérsia concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM.
Nesta segunda, autoridades estaduais se reuniram com executivos do grupo Acciona, parceiro do Estado na construção da Linha 6-Laranja de metrô. Às 12h30, Tarcísio se reúne com representantes do grupo Santander e, às 15h, o último compromisso em Madri será com a empresa global Sacyr, que investe em concessões, infraestrutura e saneamento.
Na terça (6), o grupo paulista estará em Milão, principal centro financeiro e comercial da Itália. O primeiro compromisso do dia será às 10h, em encontro com executivos do grupo Gavio, controlador da holding ASTM e maior operador de concessões de rodovias no mundo – no Brasil, comanda a concessionária EcoRodovias. Às 15h, a agenda final na cidade italiana será com diretores da Ghella, especializada em infraestrutura e escavações.
A partir de quarta (7), a comitiva estadual vai participar de rodadas de negócios em Paris. O primeiro compromisso será às 10h30, em agenda com diretores da Keolis, multinacional francesa de mobilidade e transportes. Às 14h30, haverá encontros com empresários e investidores de grupos alemães e, às 16h30, a agenda do dia se encerra com representantes da Tec Tunnel, líder mundial em engenharia e design de túneis.
Na quinta (8), às 12h30, Tarcísio se reúne com executivos do BNP Paribas. Às 14h30, as reuniões serão com líderes do grupo francês Vinci, líder global em concessões de rodovias e aeroportos, energia e construção. No último compromisso do dia, às 16h30, o governo paulista se encontra com diretores da Alstom, uma das líderes mundiais na produção de veículos e sistema de transporte público.
Os trabalhos terminam na sexta (9), com duas reuniões finais na capital da França. Às 10h30, Tarcísio participa de encontro com investidores do Stoa, fundo francês que investe em projetos de infraestrutura e energia de grande escala. Às 14h30, o último compromisso na Europa será com executivos da Transdev, multinacional francesa que opera no setor de transporte público.