O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falou a respeito do projeto de trem entre São Paulo e Santos. O chamado Trem Intercidades (TIC) eixo sul, até então era tratado por membros do governo como o “quarto da lista“.
Segundo vídeo postado nas redes sociais do ex-ministro, há uma ideia para tirar a ligação ferroviária do papel, sem cita-la como seria a viabilidade:
“E agora no dia 29 de fevereiro eu tenho leilão do trem intercidades, a primeira ligação de trem de média velocidade de passageiros do Brasil e nós já estamos estruturando Sorocaba São Paulo, e o presidente do BID está vindo aqui, eu já vou celebrar com ele os estudos. Era para ele vir aqui pra gente celebrar o São José, São Paulo, São José dos Campos, São Paulo, mas eu já tô querendo dar o próximo passo que é o Santos, São Paulo, e a gente tava pensando, como é que eu faço um trem de Santos pra São Paulo. E já veio a ideia, nós já temos uma ideia e dá pra botar de pé”, disse o Governador.
A meta do governo estadual, após o leilão do Trem entre São Paulo e Campinas, é lançar a licitação da ligação entre a capital e Sorocaba. A ligação até São José dos Campos ficaria para um próximo momento, possivelmente para um eventual segundo mandato.
A ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista envolve desafios por conta da Serra do Mar. Há atualmente a ligação sobre trilhos que passa pela Vila de Paranapiacaba, mas que serve a trens cargueiros, sendo bastante demandada, o que inviabiliza o compartilhamento de via com os serviços de passageiros.