A SuperVia anunciou projeto de iluminação econômica nas estações, utilizando luminárias solares.
Segundo comunicado da operadora, a estação Engenho Novo foi a primeira do ano a receber os novos modelos, com foco em segurança e economia de energia. O objetivo da concessionária é que mais estações recebam a iniciativa, que começou em 2023.
“Estamos focando em uma iluminação sem consumo mensal de energia, melhorando a visibilidade para a segurança e trazendo mais conforto aos passageiros. Além do uso de uma energia sustentável, reduzimos também o consumo de materiais, principalmente cabos de alimentação”, disse Michelle Calife, gerente de Manutenção de Estações da SuperVia.
A próxima estação a receber a nova iluminação será Riachuelo, que atende os ramais Deodoro e Santa Cruz, assim como a de Engenho Novo. Em seguida, será feito um amplo estudo sobre o impacto dessa ação na mitigação de furtos e na economia de energia. No ano passado, 11 estações receberam a nova iluminação: Belford Roxo, Pavuna/São João de Meriti, Triagem, Mercadão de Madureira, Realengo, Inhoaíba, Bangu, Campo Grande, Japeri, Duque de Caxias e Gramacho.