O Governo Paulista estuda uma nova rota de trens de passageiros entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista, dessa vez pelo eixo formado pela Linha 9-Esmeralda e a antiga Linha Santos-Cajati.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou que há uma alternativa para que o serviço avance pela serra do mar. Atualmente, a ligação entre as duas regiões é feita pelo eixo formado pela Linha 10, e depois por Paranapiacaba. Mas o trecho é bastante utilizado por trens de carga.
Segundo o secretário, o Governador Tarcísio de Freitas encontrou um caminho para o projeto que passaria por Mongaguá. “Ali a inclinação da Serra do Mar é mais propícia. Então a gente desceria por Mongaguá e iria para Santos via a antiga rodovia da Santos-Cajati”, diz.
A Santos-Cajati, que o secretário se refere, é um ferrovia sem uso que no passado partia de Santos até Cajati e Juquiá, cortando e margeando o litoral sul paulista, pela Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
No planalto, o trecho seguiria em parte por um outro eixo que no passado ligava as duas regiões, pela atual Linha 9 até Evangelista de Souza, quando encontra com a ferrovia Mairinque-Santos, e então desce a serra. O trecho entre Varginha e Evangelista, entretanto, está sem trilhos e há ocupações.
Pela fala do secretário, em algum momento o trem correria por um eixo diferente, possivelmente por Jardim Emburá, um bairro rural da cidade de São Paulo pertencente ao distrito de Engenheiro Marsilac, extremo sul do município:
Apesar do desejo do governador, o texto cita que o problema é que não há espaço. “Ainda é um sonho”, diz o titular da pasta.