Santa Catarina pode ganhar duas novas ferrovias. A elaboração dos dois projetos entrou na fase de coleta de dados em campo. Equipes das empresas contratadas devem ir até propriedades particulares em diversos pontos do interior do Estado, por onde os futuros trechos devem passar.
Uma das ferrovias prevê 319 quilômetros entre Chapecó, no Oeste, e Correia Pinto, na região Serrana. O outro, de 62 quilômetros, conectaria Navegantes e Araquari, ambas no Litoral Norte de Santa Catarina. O investimento do Estado é de cerca de R$ 32 milhões e a previsão de conclusão é novembro de 2024.
“Esta é uma etapa importante para a elaboração dos projetos. Com os estudos feitos até agora, com imagens aéreas mais precisas, as empresas já vem apresentando resultados satisfatórios. Agora, o trabalho de campo vai trazer mais informações e para isso é fundamental o apoio dos proprietários dos imóveis para a realização deste trabalho”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.
“O objetivo desse trabalho é possibilitar a implantação da Ferrovia. A coleta de dados em terra é fundamental para que os projetos sejam elaborados com informações precisas”, acrescenta o diretor de Integração de Modais da SPAF, Ivan Amaral.