Durante a audiência pública do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) no trecho entre São Paulo a Campinas, foi revelado o cronograma de implantação dos serviços e início de operação da concessionaria que vai operar a Linha 7 e o serviço expresso.
De acordo com falas do representante do estado, após a data de assinatura do contrato de concessão, haverá mais
6 meses de fase preliminar, e depois mais 12 meses de transição e então é iniciado a operação. Ou seja, a nova operadora poderá assumir em definitivo em 2025.
Leilão marcado para a daqui a duas semanas
Dois grupos poderão participar do leilão do trem intercidades e a Linha 7-Rubi da CPTM, de acordo com a CNN Brasil. A reportagem diz que interlocutores do Governador Tarcísio de Freitas apontam que pelo menos um dos grupos assegurou que apresentará proposta.
Três consórcios vinham se organizando para a concorrência. No entanto, disseram à CNN que o grupo liderado pela espanhola Acciona teria desistido do projeto. Outros dois continuam conversando com o Palácio dos Bandeirantes: trata-se da ViaMobilidade e Alstom e o outro, entre o Grupo Comporte, que opera o Metrô de BH, junto com multinacionais chinesas de ferrovias, a CRCC e CREC.
O leilão está marcado para o dia 29 de fevereiro de 2024.