Na manhã desta sexta, autoridades do estado e federal participam de cerimônia que marca a qualificação do projeto do túnel submerso na Baixada Santista, viabilizando a obra com recursos do PAC. A estrutura vai ligar Santos e Guarujá. Nesta semana, o Governador Tarcísio de Freitas citou que a passagem por baixo do canal de Santos terá uma faixa dedicada ao Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, evidenciado uma possível expansão do sistema que opera na região.
A ideia de levar o transporte sobre trilhos até o Guarujá não é nova. Geraldo Alckmin, que agora é vice-presidente, quando era governador do estado em 2021, chegou a citar a passagem subterrânea com o transporte.
Na ocasião, o então tucano disse ainda que serão beneficiados os moradores de Santos, Guarujá e Vicente de Carvalho, incluindo quem anda a pé, os usuários de bicicletas (haverá uma ciclovia), veículos de passeios, ônibus, caminhões. A obra também deverá diminuir a demanda pela balsa, que é cada vez mais exigida, lembrou ele.
Apesar das muitas reportagens e declarações sobre a passagem submersa e uma possível linha do VLT até o outro lado da margem, pouco se sabe sobre qual trajeto o meio de transporte faria no município.
Em 2023, o projeto foi apresentado pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. Ele explicou detalhes à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Na ocasião, citou que o túnel pode abrigar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente. Ou seja, é possível que o túnel seja entregue sem propriamente o VLT, mas apenas com o espaço dedicado.