Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Metrô habilita empresa que viabiliza via do monotrilho até o Ipiranga

O Metrô de São Paulo habilitou o consórcio Massapê Construções Civis Ltda para execução das obras civis das unidades habitacionais para reassentamento das famílias vulneráveis da comunidade de Vila Prudente, para a implantação das obras de extensão da Linha 15 – Prata de monotrilho.

Na pratica, as famílias serão retiradas de parte da atual favela da Vila Prudente para a construção de via permanente do monotrilho.

O Metrô de São Paulo assinou no ano passado o contrato de obras de extensão da Linha 15-Prata do monotrilho, da Vila Prudente até a Estação Ipiranga. Os inúmeros documentos mostram como será a ligação do transporte que vai permitir o acesso direto da Linha 15 com a Linha 10-Turquesa da CPTM, e que ainda deve aliviar a lotada estação que faz conexão com a Linha 2-Verde.

Caminho até o Ipiranga

No sentido oeste, as vigas que apoiam os monotrilhos devem primeiramente serem erguidas junto a pista da Avenida Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello no sentido bairro:

Fonte: Metrô de São Paulo

Depois, a via cruza o Expresso Tiradentes e volta para lado da comunidade da Vila Prudente, ou na pista sentido centro. Nos documentos não é descrito se haverá algum tipo de desocupação por parte de habitações da comunidade lindeira. Mas as plantas a seguir mostram que os pilares serão próximos às habitações:

Fonte: Metrô de São Paulo

Na imagem abaixo é possível ter uma noção de como será a extensão. Nota-se que dos dois lados há comunidades e percebe-se que o projeto foi pensado para ter o menor número possível de desocupações:

Renato Lobo | Via Trolebus

Depois, o caminho do monotrilho segue ao lado da via de serviço de trens cargueiros e ao lado do Viaduto Grande São Paulo, até transpor a via férrea da CPTM:

Fonte: Metrô de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus