A presidente do governo regional de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, anunciou que o novo plano estratégico do Metrô de Madrid incluirá a introdução da operação automática de trens (ATO) nas linhas 6 e 8.
O sistema permitirá reduzir os intervalos para 2 minutos, ao mesmo tempo que consome menos energia através de taxas de aceleração e frenagem mais uniformes, aumentando a flexibilidade operacional e reduzindo os tempos de viagem.
A ATO permitirá operar cinco vezes mais serviços na Linha 6. O Metrô de Madri poderá colocar trens em serviço imediatamente para responder aos picos de demanda, reduzindo o tempo de espera dos passageiros e aumentando o número de passageiros transportados por hora.
A primeira linha a ser convertida para ATO será a Linha 6 circular de 23 km que atende 28 estações. É o serviço mais movimentado de Madrid e transportou 110 milhões de passageiros em 2023, uma média de 618 mil por dia útil. Depois será a vez da Linha 8, que vai de Nuevos Ministerios, no centro da cidade, até o Aeroporto de Barajas.
Há ainda no horizonte de melhorias a aquisição de 80 novos trens a serem entregues entre 2026 e 2029.