O Metrô de São Paulo adiou a realização de uma sessão publica para recebimento de propostas de contratação do projeto básico da Linha 20-Rosa, que vai ligar São Paulo e o ABC Paulista.
De acordo com publicação no Diário Oficial, o evento ocorreria em 7 de março, mas foi adiado para 4 de abril de 2024. O estudo é decisivo para tirar o eixo do transporte do papel. O Metrô concluiu a elaboração do anteprojeto de engenharia do novo eixo de transporte, além do estudo de impacto ambiental. Está em curso um estudo que avalia os terrenos para desapropriações.
Com 31,1 km de extensão e 24 estações, a linha 20 deve ligar as estações Santa Marina, em São Paulo e Santo André, no ABC Paulista. Das 24 paradas, nove terão conexão com outras linhas metroferroviárias.
“A Linha 20-Rosa foi concebida com a função de interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC”, descreve o relatório integrado do Metrô de 2023.
Com uma configuração perimetral, importante para a articulação dos eixos radiais, essa linha irá estruturar a rede metroferroviária e os corredores de transporte, interligando as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do município de São Paulo com os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André na região Sudeste da RMSP.