Divulgação
Trens Regionais

Grupo Comporte vence leilão do Trem Intercidades e Linha 7

O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, que tem como líder o grupo Comporte, junto com construtores e fabricantes chineses venceram o leilão do Trem Intercidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas. Será o mesmo operador da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. Foi o único concorrente a participar do leilão.

O grupo vencedor apresentou proposta de 0,01% de desconto na contraprestação pecuniária máxima que era de R$ 8 bilhões.

Previsto para 2031, o novo serviço deve ligar as estações Barra Funda e Campinas em cerca de 1 hora, com trens podendo operar em até 140 km/h. O novo operador ainda poderá adotar composições de dois andares. Será ainda construído um serviço parador entre Jundiaí e Campinas, com parada em Louveira, Valinhos e Vinhedo.O novo operador também vai gerir a Linha 7-Rubi.

É o atual operador do VLT da Baixada Santista, por meio da BR Mobilidade, além do Metrô de Belo Horizonte. Já entre os fabricantes chineses estão a CRRC, que fabrica composições. O Grupo é uma holding brasileira formada por empresas de transporte rodoviário e urbano de passageiros, cargas e turismo, fundado pelo empresário Nenê Constantino, com sede na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. O grupo tem atuação em 13 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal. Atende a mais de 700 cidades com 7.200 ônibus (com urbanos, suburbanos, fretamento e rodoviários).

Veja nossa transmissão ao vivo sobre o leilão do TIC:

YouTube video

Após a data de assinatura do contrato de concessão, haverão mais 6 meses de fase preliminar, e depois mais 12 meses de transição e então é iniciado a operação. Ou seja, a nova operadora poderá assumir em definitivo em 2025.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus