O Governo do Estado estuda o Trem Intercidades eixo oeste, entre São Paulo e Sorocaba, partindo de Pinheiros, segundo entrevista do secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, ao jornal Folha de São Paulo.
O eixo oeste do TIC é o próximo projeto de trem de médias distância, após o eixo norte que será leiloado nesta quinta. De acordo com o titular, o leilão pode ocorrer em 2025. “No começo do ano que vem, a gente vai estar pronto para soltar a audiência pública, que eu acho que não vai ter problema”, diz o secretário.
Caminhos para sair de SP
Benini ainda conta na entrevista que há espaço para sair pela linha 8-diamante em direção a Sorocaba, mas que por Pinheiros pode ser considerado.
“Eu consigo chegar à [estação] Água Branca? Consigo, mas é caro. Consigo chegar à Barra Funda? Não, porque não tenho mais plataforma para mais um trem. Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela linha 9.”
Por ora, o valor de investimento previsto para o TIC Sorocaba é de R$ 9,5 bilhões. O objetivo é publicar o edital no meio de 2025, para que o leilão ocorra ainda no ano que vem.