O eixo entre Jundiaí e Campinas deve abrigar um novo serviço de trem de passageiros bastante similar ao da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, porém com algumas diferenças notáveis sobretudo pelo valor da tarifa e a forma como ela é cobrada.
Durante audiência publica sobre o projeto do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) – São Paulo a Campinas, realizado na última terça, foi revelado detalhes sobre a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), um dos três serviços que são objetos do leilão que ocorre no fim do mês, junto com a Linha 7-Rubi e o Trem Intercidades (Barra Funda-Campinas). Na pratica, a nova operadora deverá manter os três atendimentos.
Sobre o TIM, entre Jundiaí e Campinas, serão 44 quilômetros de extensão, e cinco paradas: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.
A velocidade comercial será de 80km/h, e o intervalo será maior que os praticados na CPTM e ViaMobilidade, com 15 minutos no pico. Mas o usuário vai gastar 33 minutos para ir de ponta a ponta, o que pode ser competitivo no horário de pico, na comparação com outros modais.
Os trens usados serão ou os da série 9500 ou similares, a serem adquiridos pela operadora. Sete composições para este fim devem ser adquiridas.
A tarifa diferenciada
O que mais diferencia esse serviço dos atuais metropolitanos é a tarifa. Será cobrada por quilômetro rodado, podendo chegar a R$ 14,05, diferente dos R$ 5,00 que será praticado na linha 7 (se não houve reajuste), e nas demais ligações da malha da CPTM e ViaMobilidade.
Para este tipo de cobrança, uma das soluções é a validação do bilhete na entrada e saída da estação.