Autoridade Portuária de Santos
Mobilidade Urbana

Como será o túnel imerso Santos-Guarujá?

Previsto para operar em 2028, o túnel imerso entre Santos e Guarujá foi anunciado nesta sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024. O leilão deve ocorrer no segundo semestre, e a estrutura será construída por meio de parceria público-privada (PPP) e investimento de R$ 5,9 bilhões.

A extensão total é de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Ou seja, tudo indica que no primeiro momento o túnel nasce sem o VLT.

Será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.

Deve beneficiar diariamente cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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