A ViaMobilidade deve retomar um atendimento interno da Linha 9-Esmeralda, operado anteriormente pela CPTM. O chamado looping se trata de trens partindo de estações intermediárias, afim de otimizar a circulação de passageiros.
A partir do dia 8 de janeiro, a operadora vai implantar uma estratégia de atendimento nos horários de pico da manhã e da tarde, entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Pinheiros, que passará a contar com intervalo médio de 4,5 minutos. Este trecho conta com maior volume de passageiros.
Anteriormente, quando a Linha estava sob gestão da CPTM, o atendimento era entre Pinheiros e Jurubatuba. Há outros looping em outras linhas, como entre Barueri e Júlio Prestes na Linha 8, Mauá e Francisco Morato na Linha 7 e Luz e Guaianases na Linha 11.
Com a nova estratégia, os trens que partem de Mendes-Vila Natal vão operar de forma intercalada, alguns seguindo normalmente até Osasco e outros com destino final em Pinheiros.
Já no outro trecho da linha, entre Pinheiros e Osasco, o intervalo médio será de 9 minutos. As estações contarão com aumento no quadro Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) para reforçar a orientação aos passageiros.