Na última madrugada de sexta-feira, as obras de extensão do monotrilho da Linha 15-Prata rumo a Jacu-Pêssego tiveram um importante marco: a instalação da primeira viga-guia. O meio de transporte que atualmente liga a Vila Prudente e Jardim Colonial, está em expansão com mais 2,8 km de vias operacionais, 2 estações (Boa Esperança e Jacu-Pêssego) e 1 pátio de estacionamento (Ragueb Chohfi).
A chegada do monotrilho na avenida que serve como ligação perimetral na zona leste de São Paulo, vai elevar o uso do sistema de transporte, e por consequência atender uma região bastante populosa.
Nas madrugadas da última quinta e sexta, o Metrô solicitou a interdição da Avenida Ragueb Chohfi para instalação das vigas que futuramente servirão de vias para os trens. Em outras palavras, a viga serve como trilho, e por isso o nome de monotrilho.
As vigas são fabricadas na própria zona leste e trazidas por caminhões até o ponto em que guindastes vão iça-las até o apoio.
Depois que a avenida é interditada, para segurança de quem mora ou passa na região, as vigas são lançadas. A estrutura que foi lançada tem comprimento de 26,5 metros, pesa 77 toneladas e tem um volume de concreto de 30 m³.
Foram usados na operação 2 Guindastes tipo Groove 220/300T, 2 carretas com contrapeso 70/50T, e 2 carretas com materiais, e o mais importante, 42 trabalhadores.
Ao todo serão 220 vigas-guia que vão receber os trens para chegar à Jacu Pêssego, passando pela futura estação Boa Esperança. As vigas também vão fazer a ligação da Linha 15 com o Pátio Ragueb Chohfi, que será construído nesse projeto. Para atender a nova demanda, 19 novos trens do modelo Innovia 300 estão em produção na China pela Alstom e CRRC.
Depois que a viga é instalada, os trabalhadores entram em cena em cima dos pilares para fichar a peça que serve como trilho para os trens.
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