Durante audiência Audiência Pública do projeto da Linha 20- Rosa do Metrô e prolongamento da Linha 2, representantes da operadora informaram sobre os ganhos a sociedade com o novo eixo de transporte que vai ligar as estações Santa Marina, em São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista.
Epaminondas Duarte Júnior, Chefe do Departamento de Planejamento do Metrô, informou que o novo eixo com 33 quilômetros de extensão deve promover cerca de 61% de redução de tempo de viagem para toda a população.
A nova linha que terá 50 trens em operação, quando implantada, promoverá 21% de redução do custo operacional de outros modos.
Haverá ainda economia de cerca de R$ 3,5 bilhões por ano com os ganhos de tempo e ambiental, o que “pagaria” a linha em 12 anos. Os estudos seguem metodologia indicada pelo banco mundial.
Prazos
Epaminondas Duarte Júnior apresentou ainda um slide que mostra que o novo eixo metroviário poderá ter as obras iniciadas em 2028. Epaminondas alertou que os prosseguimentos dos prazos devem “seguir condições que terão que ser obedecidas”.
Já sobre prazos de início das operações, na apresentação da Audiência Pública foi mostrado que se a implantação seguir cronograma previsto, a linha poderia operar em 2035.