A tuneladora, batizada de Cora Coralina, que está escando o túnel da extensão da Linha 2-Verde, já se aproxima da metade do caminho entre o Complexo Rapadura e a futura estação Vila Formosa, avançando 230 metros. As informações foram postadas nas redes sociais do Metrô. Segundo a operadora, ao todo já foram instalados 189 anéis até agora.
No final de novembro, o maquinário iniciou as escavações. Trata-se do maior tatuzão da américa latina, que deve abrir um pouco mais de oito quilômetros de túneis entre a Vila Prudente e a Penha, e tornar a Linha 2-Verde o maior ramal de metrô de São Paulo, com 23 km de extensão. A construção prevê um novo trecho de 8,4 km (sendo 8 operacionais) e oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão do ramal vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas.
O tatuzão tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro. Até 150 profissionais como engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas atuam diretamente na operação do equipamento, que ocorre em três turnos diários: ou seja, funciona 24 horas por dia.
A tuneladora pesa 500 toneladas e é usada tanto para escavar como para revestir os túneis com anéis de concreto. Com 100 metros de extensão, o equipamento conta com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e mecanismo para a colocação das aduelas de concreto nos túneis.