Até 2022, o trajeto da Linha 20-Rosa do Metrô cruzaria com a Linha 4-Amarela em Faria Lima. Mas uma apresentação revelou que os estudos apontam a alternativa de integração entre as duas linhas em Fradique Coutinho.
O projeto da Linha 20 contempla mais de 30 quilômetros de extensão entre Santa Marina e Santo André, percorrendo 24 estações.
O Metrô está realizando audiências públicas para apresentação do estudo de impacto ambiental. Na ocasião, munícipes tiveram a oportunidade conhecer e questionar aspectos do projeto.
Uma das questões levantadas foi sobre a alteração no traçado, quando a Linha 20 deixou de atender a estação Faria Lima. Representes do Metrô informaram que a alteração supera questões técnicas: para atender a estação Faria Lima, o trecho da Linha 20 teria que fazer uma espécie de s com quadras bem verticalizadas.
Além disso, o ponto de conexão com a Linha 4-Amarela seria bastante profunda, o que levou a escolha da outra alterativa.
Estágio atual da Linha 20
No final de dezembro, o Metrô de São Paulo anunciou a contratação do projeto básico da Linha 20-Rosa. A sessão pública para o processamento da concorrência ocorre em 7 de março de 2023.
De acordo com o edital de licitação, o prazo de vigência do presente Contrato é de 24 meses, a contar de sua data de assinatura. Ou seja, se o contrato for assinado até o meio do ano, o serviço poderá ser entregue em meados do começo de 2026.
O mesmo vale para serviços objeto do Contrato, com prazo de execução de 20 (vinte) meses, contados a partir da data de início da execução dos serviços presente na primeira Ordem de Serviço.