A gestão da prefeitura de São Paulo tem como meta um total de 2,6 mil ônibus elétricos operando até o fim de 2024, mais até o final do ano passado, a cidade contava com um pouco menos de 70 veículos. Para alcançar o que foi prometido por Ricardo Nunes, atual prefeito e candidato à reeleição, a cidade terá que entregar por mês uma média de 208 veículos até o fim do ano.
Há ainda outro problema relacionado a adoção da tecnologia: infraestrutura de carregamento. O próprio prefeito informou que mesmo que a cidade atinja a meta, ainda falta estruturar as estações de abastecimento. A responsabilidade seria da Enel, segundo ele.
“Concessionárias têm mandado fotos de ônibus que estão prontos e estão me falando aqui que a Enel não está colocando a infraestrutura, o que é isso? Nas garagens, colocar a infraestrutura para poder carregar a bateria.”
Industria parece preparada
A Mercedes-Benz pode comercializar mais de 500 ônibus elétricos para três operadoras da cidade de São Paulo. “Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Os cinquenta primeiros veículos devem entrar em operação já no início de 2024. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na linha de produção da Fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.